Acontece na Escola

LAB. EXPERIMENTAL - Cientista: Você também pode ser um!

Cientista: Você também pode ser um



7°A e 7ºB
Armadilha letal para mosquito -> Mosquitoeira genérica ou mosquitérica
Construir uma mosquitoeira é muito simples. Com uma garrafa pet de um e meio a dois litros, é possível fazer uma armadilha que retira do ambiente as futuras gerações de mosquitos.
A mosquitérica associada com atitude de civilidade constitui uma solução simples, econômica e ecológica para acabar tanto com os mosquitos da dengue como todos os incômodos decadentes da presença de mosquitos no ambiente urbano
Relatório: Os alunos aprenderam sobre a importância de prevenir a dengue, que deve ser uma obrigação de cada cidadão.
O ar exerce pressão
O ovo salta para dentro da garrafa.
A garrafa vazia e aberta continha a mesma quantidade que o ar existente fora da garrafa.
Ao queimar, o algodão aquece o ar do interior da garrafa, deixando-o mais leve. Isso fez com que uma boa parte dele sai da garrafa, provocando um desequilíbrio entre a pressão do exterior e a do interior da garrafa. Ao colocar o ovo na boca da garrafa, ele foi empurrado para dentro pela pressão do ar, maior que a pressão dentro da garrafa.
Relatório: Foi muito interessante a experiência, alem de levarem um baita susto com o barulho que o ovo fez ao entrar na garrafa.
Microscopia -> Célula epidérmica da cebola e epitélio bucal

Observar células não é privilégio de cientista do passado ou do presente. Você também pode começar a fazer esse trabalho, desde que conheça os procedimentos adequados.

Balão à prova de fogo
Nesta experiência mostra que, a água no interior do balão “absorve” a maior parte do calor fornecido pela chama, não deixando que a temperatura da borracha aumente muito, evitando a “explosão”.


6°ano
INCOLOR OU AZUL
Um frasco contém um líquido incolor em repouso, que, ao ser agitado, torna-se azul; quando novamente em repouso, volta gradualmente a ficar incolor.
Relatório: Os alunos ficaram espantados pela mudança de cor e imaginando o que dentro da garrafa que ocorreria isso. Através das hipóteses, todos conseguiram chegar a um mesmo resultado, o contato de solução com o ar contido na garrafa, isto é, o ar participa da mudança da cor do liquido azul; isso acontece porque o ar se dissolve no líquido quando agitado; em repouso, a mudança de cor ocorre na superfície e do liquido em contato com o ar.

Decompondo a luz branca
Newton, usando um prisma, conseguiu decompor a luz branca que o atravessava em várias ”luzes-cores”. O inverso também pode acontecer, ou seja, juntar essas “luzes-cores” e formar a luz branca.
O que aconteceu com o feixe de luz branca projetado no aquário quando nele havia:
Apenas água?
O feixe de luz se espalhou muito pouco, estava bem estreito, devido a pouca quantidade de partículas (de pó) na água.
Água com o leite?
O feixe de luz aparece cada vez mais espalhado a cada nova adição de leite, devido há grande quantidade de partículas na água. Enxergamos a luz na cor azul, quando o feixe de luz é visto de lado. Quando é visto de frente, as cores que enxergamos são alaranjado e avermelhado.
Simulando a analise da água de um lago
Foi feita uma simulação da situação de um lago que recebeu poluente e verificou por meio de analise de cor em que pontos ele está poluído.
Assim, quanto mais azul, mais poluída será considerada a água.
A poluição das águas, por exemplo, é causada pela grande quantidade de esgoto de residências e indústrias lançado nos rios, lagos e mares, podendo ate contaminar os lençóis freáticos.
Relatório: Os alunos demonstraram interesse sobre a análise, e preocupação sobre a contaminação das águas dos rios no dia de hoje.
ÁGUA DE LENÇÓIS (6ºano e 7ºano)
Foi feito no laboratório, o presente do Dias das mães- água de lençóis. Esse aromatizante pode ser borrifado nas toalhas, ao passá-las, ou nos lençóis e nos travesseiros ao arrumar a cama.





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