Acontece na Escola

DESIGUALDADE SOCIAL - 03/15


A desigualdade social é um dos principais desafios do mundo atual e sua concepção perpassa por várias esferas da composição das sociedades.
A desigualdade social é o fenômeno em que ocorre a diferenciação entre pessoas no contexto de uma mesma sociedade, colocando alguns indivíduos em condições estruturalmente mais vantajosas do que outros. Ela manifesta-se em todos os aspectos: cultura, cotidiano, política, espaço geográfico e muitos outros, mas é no plano econômico a sua face mais conhecida, em que boa parte da população não dispõe de renda suficiente para gozar de mínimas condições de vida.
Em meio a essa realidade, a professora da disciplina de geografia, Roberta, realizou com os alunos dos 8ºs Anos uma aula diferente e reflexiva. Os alunos socializaram sobre os reais motivos que geram a desigualdade e complementaram esse momento com o uso de música críticas, com a utilização de instrumentos musicais, onde os alunos foram instigados a tocar as músicas engajadas.
Esse momento foi valiosíssimo para o aluno perceber que a desigualdade social, seja ela intelectual, econômica ou sob qualquer outra forma, materializa-se no espaço social, ou seja, torna-se visível na composição estrutural das sociedades, sejam elas rurais ou urbanas. E que as cidades e os lugares expressam a diferenciação econômica entre as pessoas, que é resultante, muitas vezes, de questões históricas que submetem cidadãos e até grupos étnicos a contextos de subalternidade.
Desigualdade Social
Desigualdade Social
Desigualdade Social
Desigualdade Social
Desigualdade Social
Desigualdade Social

Professores

Selecione abaixo o professor ou clique aqui para ver todos