Fundador

Giovanni Cesare Cauda – nosso querido “Pe. César”, como ficou conhecido entre nós – nasceu aos 06 de junho de 1923, em Valle San Matteo, distrito de Cisterna d´Asti, na Itália. Ouvindo o chamado à Vida Consagrada, fez seus votos perpétuos em junho de 1944, tendo escolhido a Congregação dos Padres da Doutrina Cristã (Padres Doutrinários) para ajudá-lo a servir a Deus. Ordenou-se presbítero da Igreja em março de 1948, em Turim e, logo no ano seguinte, 1949, veio para o Brasil “onde, por quase 50 anos (1949 – 1997), usou todas as suas energias de religioso e de presbítero em favor da juventude brasileira, utilizando o carisma da Congregação para a formação humano-cristã dos jovens”.

Assim, em 17 de março de 1952, fundou, em Catanduva, onde funcionava o “Pensionato”, que acolhia jovens Seminaristas que tinham vocação para a vida religiosa, o “Ginásio Dom Lafayette”, atual Colégio Jesus Adolescente, orgulho da cidade, berço de numerosíssimos alunos, hoje profissionais formados em diversas áreas, que por meio das aulas, nutriam-se de fé e de cultura para seu futuro.

Por muitos e muitos anos, na Matriz de São Domingos, “Pe. César” animou a missa dominical, cantando, rezando com as crianças e, ao seu término, distribuía ingressos para assistirem a filmes no pátio do ginásio, numa dedicação e alegria contagiantes.

De volta à Itália, em abril de 1997, viveu em Turim, dando seu testemunho de religioso, suportando, nos últimos anos, o sofrimento da saudade de sua obra e de Catanduva, o que seguramente o enriqueceu e o tornou precioso diante de Deus. Morreu no mesmo dia de seu aniversário, 06 de junho de 2005, entre seus confrades, em Turim, sendo sepultado em San Damiano d’ Asti.

Muitos se recordam dele com saudade e dão graças a Deus pela sua vinda ao Brasil, onde a semente por ele plantada está crescendo e muitos são os seus frutos.